Jornal Hoje GO

Fogos de artifício e seus malefícios em animais e idosos.

Analisando a questão dos fogos de artifício e seus malefícios. Destacamos o mau que se faz aos animais em geral.

Para muitas pessoas, os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém para os animais de estimação eles representam medo e estresse. Isso acontece porque cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, conseqüentemente, são mais sensíveis ao barulho.

“O yorkshire Stuart não sabe se chora, late ou corre. No fim, ele acaba debaixo da minha cama. A Maria, que é mais apegada a mim, não sai de perto e treme muito. A Meg também treme. Já os outros quatro se enfiam nas casinhas e não saem por nada. É horrível”, conta Nicole, moradora do centro da cidade.

Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias. “Quando o barulho acaba eles ficam muito agitados ainda, muito traumatizados. Qualquer barulhinho, eles latem muito. No primeiro ano da Maria, ela ficou com tanto medo que fez xixi e não queria sair debaixo da mesinha da sala”, recorda.

Em humanos, a queima de fogos de artifícios pode causar o amputamento de membros, estresse nas crianças, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais, morte, ataque epilético, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco.

barulho de fogos de artifício é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ficar extremamente incomodadas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 7 mil pessoas sofreram lesões decorrentes do uso de fogos de artifício no período de 2007 a 2017; sendo 70% queimaduras; 20% lesões com lacerações e cortes; e 10% amputações de membros superiores, lesões de córnea, lesão auditiva e perda de visão e de audição. No mesmo período, foram registradas 96 mortes em todo o Brasil.

Para tanto, Esperamos que a lei seja cumprida na íntegra independente de partido político, festividades ou campanhas políticas como se tem visto em nossa cidade.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.